Braille ou braile é um sistema de leitura com o tato, para cegos, inventado pelo francês Louis Braille no ano de 1827 em Paris.
O Braille é um alfabeto convencional cujos carateres se indicam por pontos em alto-relevo. O deficiente visual distingue por meio do tato. A partir dos seis pontos relevantes, é possível fazer 63 combinações que podem representar letras simples e acentuadas, pontuações, números, sinais matemáticos e notas musicais.
Louis Braille perdera a visão aos três anos. Quatro anos depois, ele ingressou no Instituto de Cegos de Paris. Em 1827, então com dezoito anos, tornou-se professor desse instituto. Ao ouvir falar de um sistema de pontos e buracos inventado por um oficial para ler mensagens durante a noite em lugares onde seria perigoso acender a luz, ele fez algumas adaptações no sistema de pontos em alto-relevo, e em 1829 publicou o seu método.
Sendo um sistema realmente eficaz, por fim tornou-se popular. Hoje, o método simples e engenhoso elaborado por Braille torna a palavra escrita disponível a milhões de deficientes visuais, graças aos esforços decididos daquele rapaz há quase 200 anos. O método funciona tão bem que a leitura e escrita de música é mais fácil para os cegos do que para os que vêem. Relógios com ponteiros reforçados e números em relevo, em braille, foram produzidos, de modo que dedos ágeis possam sentir as horas.
Interessante =)
ResponderEliminarEu já tive de aprender Braille para conseguir ler os testes em inglês de um aluno invisual. Uma experiência muito enriquecedora. Aprendi bastante e hoje consigo aperceber-me de alguns os obstáculos que as pessoas com deficiência têm de ultrapassar. Tomamos tantas coisas como garantidas na vida! Esquecemo-nos de apreciar pequenas coisas.
ResponderEliminarAgora sei mais sobre o que é o Braille e como é usado, aprendi mais alguma coisa
ResponderEliminarAdorava aprender a ler braille. Se souberem de algum curso, digam, por favor!
ResponderEliminarAcho muito interessante como eles conseguem aprender!
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarAdorava aprender braille , achei muito interessante.
ResponderEliminarGostei muito da apresentação do professor Leonardo foi muito divertido e ao experimentar percebi que é muito difícil!!!!!
ResponderEliminarinteresante
ResponderEliminardiogocarvalho 7º2 nº5
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarJosé Paiva 8º5 n12
ResponderEliminarGostava bastante de aprender braille , pois acho bastante extraordinário a maneira como os cegos são capazes de aprender e escrever uma língua através do tato
É muito interessante
ResponderEliminarParece complicado '-'
ResponderEliminarCom esta informação sobre o Braile fiquei a saber um pouco mais sobre este sistema de escrita muito utilizada pelos cegos e também fiquei a perceber um pouco das dificuldades que os cegos têm em ultrapassar. É um sistema de escrita muito importante!
ResponderEliminarÉ engraçado como eles conseguem aprender a ler e a escrever com o que para nós são uns simples pontos.
ResponderEliminarVou começar a tentar ler e a escrever assim, mas acho que não vou conseguir...
Gostei muito do Blog, está muito completo e tem boas informações. Parabéns !
Ainda bem que se inventou este tipo de escrita, pois assim os cegos conseguem ver o que está escrito. É muito importante!
ResponderEliminarAchei tudo muito interessante , gostei de que tivessem tido essa ideia pois os cegos não são menos que nós e todos temos direito a ler e a aprender ler e a escrever,contudo,continua a ser mau ser cego pois não se consegue ver, porém foi bom esse professor ter essa ideia,para essa pessoas com deficiência não se sentirem menosprezadas para a nossa comunidade..
ResponderEliminarAchei interessante pois o que para nos são meros pontos para eles são letras, gostei bastante.
Ana Margarida Rodrigues nº5 8º4
Achei tudo muito interessante. Diogo Coelho 8º4
ResponderEliminarMário Barroso nº23 8º4
ResponderEliminarO braille é uma linguagem muito interessante.
O anexo esta muito interessante
ResponderEliminarAlex Lopes Nº2 8º4
Acho isto muito interessante e fique com uma curiosidade de aprender Braille. É surpreendente como eles conseguem ler e escrever.. Somos todos iguais e diferentes ao mesmo tempo, é incrível como apesar das dificuldades não são inferiores a ninguém, pelo contrario.
ResponderEliminarInês Catarina Nº14 8º4
Achei muito interessante, ajudar as pessoas cegas a ler e a aprender, pois nós não somos mais que as pessoas deficientes, todos nós temos o direito á aprendizagem. parabéns ás pessoas com cegueira por conseguirem ler braille.
ResponderEliminarLuís Sousa Nº21 8º4
Achei interessante pois apesar das suas dificuldades conseguem fazer uma vida normal e escrever como qualquer outra pessoa apesar de escreverem de uma maneira diferente. Qualquer um destas pessoas um dia poderá ser um/a grande escritor/a.
ResponderEliminarJéssica Soares Nº16 8º2
Acho esta linguagem muito interessante, porque, apesar de essas pessoas serem cegas, têm direito a perceber as coisas na mesma. E também acho que esta invenção é muito original ! Parabéns !
ResponderEliminarSandra Dias, nº24, T 8º1
Achei muito interessante este método de escrita pois faz com que as pessoas cegas tenham mais oportunidades ao longo da sua vida.
ResponderEliminarAna Fernandes 8º1
acho bem que exista uma maneira para as pessoas com dificuldades de visão lerem e façam as suas vidas sem diferenças
ResponderEliminar8º1 Nº4 bruna carvalho
A escrita em braille e muito interessante, consegue fazer com que as pessoas cegas possam fazer uma vida normal.
ResponderEliminarBruna Peixoto 8º1
Eu acho que esta linguagem é muito interessante para quem não tem capacidades de ver. Todos temos os mesmos direitos.
ResponderEliminarInês Bárbara nº17 8º1
Esta escrita é muito fixe e ajuda os cegos no seu dia a dia e para os mais novos na sua aprendizagem.
ResponderEliminarCíntia Mendes 7º8